Já aqui tinha comentado o quanto o Diário de Notícias me vinha a desagradar, nomeadamente devido à sombra crescente de sensacionalismo, de tendencialismo, de artigos dúbios e outras coisas que tais.
Quando cheguei à última página do Público de hoje vi um título que me chamou a atenção: "Liberdade de Imprensa".
Ana Sá Lopes escreve sobre a nomeação do Ex- Assessor do MNE Martins da Cruz para o cargo de Director do Diário de Notícias. ASL diz que a liberdade de imprensa é também o exercício de dependência de poderes estatais...
Ora todos os jornalistas são supostos ser independentes de qualquer poder estatal para ser garantida a sua transparência. É certo que se sentirem reprimidos pela politica editorial do orgão da imprensa, os jornalistas, podem recusar trabalhos. Mas sejamos frontais... neste momento, com este mercado de trabalho quem iria recusar um trabalho por afectar a sua consciência sabendo que consciente ou inconscientemente sofreria pressões?
De uma maneira ou de outra o jornalista vai ser influenciado pela linha editorial do seu jornal e no caso do Diário de Notícias cada vez mais influenciado pelo poder estatal.
Apesar de não concordar com o exercicio de dependência da liberdade de imprensa (não consigo perceber como se pode ser dependente dentro da liberdade... dependente da liberdade é outra coisa) concordo com um ponto que a ASL refere: que a nomeação do Ex-Assessor (que por sua vez já tinha sido assessor de imprensa de Cavaco Silva) Fernando Lima vem confirmar a estratégia de Estatização do DN.
O Abrupto tem também uns apontamentos sobre esta mesma matéria. Resumidamente JPP insurge-se contra esta nomeação comentando a nacionalização indirecta de um orgão de comunicação social.
Concordo quando diz que o maior atentado à liberdade de imprensa foi a compra da Lusomundo pela PT, mas há outros atentados que tais como o manter da posição do Estado sobre a RTP.
Deuses! Tanto que mudar para podermos falar de isenção e liberdade de imprensa na sua génese!
domingo, outubro 26, 2003
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário