As galerias da desilusão
Havia já alguns anos que tinha curiosidade em visitar as galerias romanas da Rua da Prata sobre as quais tinha ouvido mitos e lendas.
Eis senão quando tive a oportunidade de as poder ver hoje de tarde.
Após dois amigos meus me terem avisado de que a espera poderia ser grande, lá estávamos nós na fila às 13:30.
A entrada é feita pela Rua da Conceição através de um buraco (que quando se encontra tapado se assemelha a uma caixa da electricidade, ou de saneamento) que por ser invulgar veio aumentar a expectativa.
Após algum tempo de espera (não tanto quanto o previsto) lá começámos a descer por uns estreitos degraus para uma galeria relativamente larga. Tudo muito interessante até ao momento em que chegámos ao final do corredor e nos apercebemos que dali não passava.
Convém explicar que as ditas galerias descobertas por volta do ano 1775, tratam-se de um criptopórtico, ou seja, uma construção de base usada em pisos irregulares para se nivelar o piso e a partir daí sustentar um edíficio. Sendo assim, nunca poderia ser muito grande!
No entanto, a desilusão instalou-se na nossa mente porque a expectativa era demasiado elevada, muito em parte devido aos "mitos e lendas" ou porque estaríamos a imaginar a coisa doutra maneira.
De qualquer forma, importa realçar uma coisa: a exploração do local poderia ser feita de outra forma já que é gerido pelo Museu da Cidade. Como um amigo meu sugeriu, porque não haver um passe que permitisse visitar os locais administrados pelo museu da cidade, incluindo o próprio museu em si ( e o critopórtico obviamente) dinamizando-o assim.
Mas é só uma ideia de pessoas que por acaso tiraram um curso que até teria algo a ver com o assunto!
P.S: quando tiver as fotos meto aqui.
sábado, setembro 27, 2003
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário