Santa Paciência!!!
É preciso antes de mais esclarecer uma coisa: eu sou católica. Mas apenas porque fui baptizada, porque não sigo os desígnios que me foram impostos.
Isto das reuniões de preparação para baptizado são um grande teatro. Acaba por ser uma reunião em que balbucias (porque já não te lembras) o pai nosso, e erras na altura de rezar a avé maria. Uma reunião em que uma senhora chega e diz: “eu acredito que Deus criou o mundo! Tenho a profunda certeza disso!” e tu naquele preciso momento pensas: “ó santa paciência!” (não tendo o santa aqui qualquer conotação religiosa).
É uma reunião de hipocrisia mútua. Hipocrisia de nós que lá vamos e não acreditamos na igreja e hipocrisia dos condutores da reunião que sabem perfeitamente que só 10% daqueles que lá vão querem baptizar as crianças por fé. No entanto, ainda nos dão sermões (no verdadeiro sentido do termo) sobre como o baptizado é a recepção do espírito santo que muitas vezes depois é esquecido e “fica amarfanhado dentro de nós como um lenço num bolso de umas calças”.
Que direito é que tenho para poder escolher uma religião para uma criança? Para mim deus, ou o que lhe queiram chamar, é uma coisa estritamente pessoal. Cada um tem a sua relação com a divindade e toma o rumo que escolhe.
Das coisas que mais me agride é o querer impor uma religião a alguém e ainda ter de ouvir o: “é nas pequenas coisas que nós vamos impondo a presença de deus. Quando vamos à praia dizemos aos nossos filhos que deus criou o mar, o ar, a terra, os animais, as plantas e o homem” (sim porque o homem não é um animal!).
É por estas e por outras que as pessoas abandonaram as igrejas e os padres se queixam que quem vai à missa não responde ao sermão com améns e avé marias. Isto de tal forma que a igreja já arranjou o esquema em que te dão (ao módico preço de 2€ para a causa) um caderninho com o discurso ensaiado e a parte em que tens de dizer eu creio e amén para que o padre não se sinta desamparado.
É por isto que eu digo, haja paciência (e não é preciso que seja santa é só preciso em grande dose!)
domingo, julho 27, 2003
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário